domingo, 22 de fevereiro de 2009

Paz, carnaval...

Na semana da festa mais tradicional do país, um pouco de informação e cultura!

Bom carnaval à todos! ;)


De onde surgiu o carnaval?

Carros alegóricos, fantasias, samba no pé, bateria, mestre-sala e porta-bandeira. Bailes e máscaras. Trio elétrico e blocos.

As definições para o carnaval do Brasil são inúmeras, mas sempre acabam na mesma: é a maior festa popular brasileira. Mas onde e como surgiu esta festa? A origem do carnaval é um tanto quanto controversa.

O Carnaval tem suas raízes antes do nascimento de Cristo, por volta do século IV a.C.. Embora não seja comprovado, muitos historiadores vêem o carnaval como uma celebração, inicialmente, egípcia. Era uma festa marcada por danças e cânticos ao redor de uma fogueira, onde se comemorava ou se pedia pela colheita agrícola. Com o passar do tempo, máscaras e adereços foram incorporadas à celebração.


Como surgiu o confete e a serpentina?

Essas “armas” da folia carnavalesca já eram usadas na metade do século 19 nos bailes de máscara em vários países da Europa. No Brasil, elas apareceram um pouco mais tarde, por volta da década de 1890.
O confete chegou ao Rio de Janeiro junto com o costume dos corsos - carros decorados, também importados da tradição européia, que desfilavam carregados de foliões. Na época, o confete e o corso foram comemorados pelos jornais como símbolos de civilização. Também, pudera: nos primeiros tempos do nosso Carnaval, as brincadeiras eram inspiradas no entrudo, uma folia herdada de Portugal que envolvia água, lama e outras nojeiras.

Nesse sentido, as batalhas de confetes eram muito mais limpas e inofensivas. A mesma coisa vale para as serpentinas. Elas também surgiram mais ou menos na mesma época, inspiradas pelas chamadas “bolas carnavalescas”, que estrearam no Carnaval de 1878.

Como surgiu o trio elétrico?

O trio-elétrico é a “criação” mais nova do Carnaval brasileiro. Ele surgiu em 1950, quando os músicos baianos Dodô e Osmar, conhecidos como “dupla elétrica”, equiparam um capenga Ford 29 com dois alto-falantes e saíram tocando pelas ruas de Salvador.
Foi um sucesso. No ano seguinte, o Ford foi trocado por uma picape e a dupla convidou Themístocles Aragão para compor, agora sim, um “trio elétrico”

Hoje em dia, os trios elétricos são a maior sensação no carnaval bahiano, arrastando multidões por onde passam.

Nenhum comentário: