terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

E o Oscar vai para...

Na noite do último domingo ocorreu a 81ª cerimônia do Oscar, a festa que premia os melhores do cinema mundial. Com apresentação do eterno Wolverine, Hugh Jackman, a noite foi de alegria, euforia, música e muita emoção.

Alguns dos favoritos ao prêmio não levaram, e então surgiram as famosas zebras. Eu, como um cinéfilo convicto, não posso deixar de comentar.

Os produtores acertaram completamente em diversos detalhes da festa, que certamente será sempre lembrada como uma das melhores da história do Oscar. A inovação nas apresentações dos indicados, o visual luxuoso, os spots com os filmes indicados e a escolha dos perfomers deram a noite o brilho que a anos não se via.

Filmado em Mumbai, com atores locais, canções indianas e verba restrita, Quem quer ser um milionário? ganhou oito estatuetas, recebendo o devido reconhecimento de Hollywood. O longa venceu nas categorias melhor filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, mixagem de som, edição, trilha sonora original e canção original. O filme de Danny Boyle conta a história de um jovem que vive numa favela e vira celebridade após ganhar a chance de participar de um jogo de perguntas e respostas na TV.

O curioso caso de Benjamin Button, que era o líder de indicações, com 13 no total, acabou levando apenas três prêmios: direção de arte, efeitos visuais e o mais merecido deles, maquiagem. O filme protagonizado por Brad Pitt conta a história de um bebê que nasce velho. Ao longo dos anos, seu corpo vai rejuvenescendo, enquanto sua mente envelhece.


Penélope Cruz fez história ao ser a primeira espanhola a levar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por seu trabalho em Vicky Cristina Barcelona, do excepcional Woody Allen. Emocionada, a atriz dedicou o prêmios aos latinos e a Pedro Almodóvar, por impulsionar sua carreira.


O fantástico Sean Penn ganhou a estatueta de Melhor Ator por Milk – A voz da igualdade. Seu trabalho de caracterização no drama biográfico sobre Harvey Milk, primeiro candidato gay oficialmente eleito no estado da Califórnia, lhe rendeu elogios e os mais diversos prêmios ao redor do mundo. Merecidíssimo!

A Melhor Atriz de 2009 não poderia ser outra. Apesar de estar concorrendo com a incomparável Meryl Streep, Kate Winslet foi a grande vencedora da noite. Depois de vencer 2 Globos de Ouro neste ano e após 6 indicações, a eterna Rose, de Titanic, faturou a estatueta por seu desempenho em O leitor. Emocionada, ela disse que desde os 8 anos treinava esse discurso, só que dessa vez o prêmio não era um pote de shampoo. (Quem nunca fez isso? Haha!)


Heath Ledger faturou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por sua brilhante atuação como o Coringa em Batman - O cavaleiro das trevas, e foi o segundo ator na história a receber um Oscar póstumo. Seus pais e a irmã mais velha foram ao palco do Kodak Theatre para receber o prêmio em nome de Matilda, filha do ator, que tem apenas três anos. Heath, que morreu em janeiro do ano passado em decorrência de uso excessivo de remédios, deixou sua marca na história do cinema mundial. Seus diversos trabalhos, que passaram da comédia ao drama chegando ao triller, mostraram seu talento e sua capacidade inigualável de emocionar e fazer sorrir.


Essa foi a segunda indicação de Heath, que já havia concorrido ao prêmio de Melhor Ator em 2006 por sua interpretação em O Segredo de Brokeback Mountain. Foi o momento mais emocionante da noite. Diversos artistas na plateia se emocionaram e de pé aplaudiram esse talento finalmente reconhecido, mas que infelizmente não estava presente para ser ovacionado.

É, os melhores saíram vencedores, dessa vez.
Vamos torcer para que o ano seja repleto de bons filmes e boas interpretações. Assim, o Oscar 2010 vai ser melhor ainda!

Fui... preparar o meu discurso!

Nenhum comentário: