sábado, 11 de abril de 2009

Just like a... Jordin Sparks!

Dê um passo de cada vez...

O que uma jovem de apenas 17 anos tem para deixar milhares de candidatos para trás e conquistar a América? Um belo sorriso e talento, muito talento. Jordin Brianna Sparks, a Jordin Sparks, nasceu em Glendale, Arizona, em 22 de Dezembro de 1989. Desde pequena ela envolveu-se com a música e deixou tudo de lado para dedicar-se inteiramente ao seu sonho.

A filha de Phillippi Sparks, ex-batedor esquerdo do Dallas Cowboys e ex- defensor do New York Giants, famosos times de baseball dos Estados Unidos, nunca teve aulas de canto, mas mostrou um dom para cantar enquanto ainda estava no início da vida escolar. Nos primeiros anos, Sparks cantava e atuava em peças, já ganhando elogios por seu talento.

Em 2002, ela saiu vencedora, juntamente com os consagrados Alice Cooper e Michael W. Smith, do reality show Coca-Cola's Rising Star e fez sua estreia no mundo da música com a gravação do álbum promo For Now, em 2003. No ano seguinte, ela ganhou dois prêmios no 2004 Gospel Music Association Academy, e saiu como segunda colocada na classificação geral e apareceu em America's Kids duas vezes, na categoria “Mais Talentosos”.

Em 2006, ela ganhou um concurso para a capa da revista Dezessete, fazendo a divulgação de uma linha de roupas. Naquele ano, Jordin inscreveu-se para o American Idol, realizando testes em Los Angeles. Foi eliminada pela produção do programa, que a considerou jovem e inexperiente demais para a disputa. Um ano depois, em 2007, no Arizona, Jordin classificou-se para a audição com os jurados, desta vez em Seattle. Cantando “Because You Loved Me”, de Celine Dion, ela arrancou elogios e garantiu sua passagem para Hollywood. De lá para o top 12 foi um pulo!


Nas semanas seguintes do programa, com suas performances de músicas como "I (Who Have Nothing)", "Hey Baby" e “Fighter”, Sparks mostrou seu charme e versatilidade, e logo despontou como umas das favoritas na competição. Seguindo a linha de antigos American Idols, como Kelly Clarkson, Carrie Underwood e Taylor Hicks, Jordin nunca ficou no Bottom 3, ou seja, entre os menos votados, durante toda a competição.

Na semana que antecedeu a final, considerada a mais difícil daquela edição, Sparks disputou com Blake Lewis e Melinda Doolittle uma vaga para a grande final. Em 23 de maio de 2007, disputando com Blake, Jordin conquistou a maioria dos votos e se tornou a sexta campeã do American Idol.

Seu debut single, "This is My Now", foi liberado logo após o show final de Maio, e ela entrou em estúdio no verão seguinte para gravar seu primeiro grande álbum, enquanto terminava a turnê "Idols", com os outros 11 candidatos.

Aos 17 anos, ela foi a candidata mais jovem da história do programa a vencer. Sua voz aveludada e doce a deixa, aos olhos dos críticos, como uma das mais promissoras cantoras de sua geração. Ela chega em uma nota a menos que Mariah Carey, considerada a voz mais potente da música.

Seu primeiro cd, Jordin Sparks, foi lançado em 20 de Novembro de 2007, pela Jive/Zomba Label Group, e garantiu o 10º lugar no Hot 100 da Bilboard. Seu single “Tattoo” foi sucesso no mundo todo, principalmente no Reino Unido, ganhando assim um clipe diferente do original lançado. Talvez o maior sucesso da carreira de Jordin até o momento foi o single “No Air”, gravado em parceria com o rapper Chris Brown. A música, que fala da falta de um amor praticamente impossível, foi indicada ao Grammy 2008 e ganhou diversos prêmios.

O clipe alcançou as primeiras posições em programas do gênero, e especula-se sobre uma segunda parceria entre os dois.

A música seguinte lançada nas rádios, a animadora “One Step At A Time”, alavancou as vendas do cd, que chegou a incrível marca de 2 milhões e 700 mil cópias em menos de um ano de lançamento. A moça também recebeu indicações para os mais diversos prêmios do mundo da música, como o Mtv Music Awards, Kids Choice Awards, além de arrebatar um indicação a Artista Revelação no Grammy.

Atualmente, Jordin está em estúdio gravando seu novo cd, previsto para Julho de 2009. Algumas músicas demo estão disponíveis no Youtube, aumentando assim a curiosidade dos fãs para com esse trabalho tão esperado.

Nenhum comentário: