quarta-feira, 15 de abril de 2009

This is just... Carrie Underwood!

Faz tudo parecer tão pequeno...

Uma das maiores vertentes musicais dos Estados Unidos é a música country. O American Idol, que passea pelos mais diversos ramos, também lançou sua estrela aos céus. Carrie Marie Underwood, conhecida como Carrie Underwood, nasceu Muskogee, Oklahoma, em 10 de março de 1983). Ela foi a vencedora da quarta temporada do reality show, e ao lançar seu primeiro cd em 2005, entrou de vez para o rol das grandes artistas.

Carrie nasceu no Muskogee Regional Medical Center, e cresceu na fazenda de seus pais, em Checotah (inclusive a cidade ganhou uma música em sua homenagem, I Ain't In Checotah Anymore, em que ela relata sentir falta da terra natal). Ela é a filha caçula de Stephen e Carole Underwood. Ela tem duas irmãs mais velhas, Shanna, nascida em 1970 e Stephanie, em 1973.

Carrie cantou no show de talentos do Robbins Memorial, na sua infância. Ainda pequena, ela cantava na igreja Free Will Baptist e no Lion's Club. Com 13 anos, em 1996, seu agente tentou um contrato para gravar um álbum na Capitol Records. No entanto, algumas coisas mudaram dentro da gravadora e o disco nunca foi realizado.

Depois de fazer o colegial, em 2001, ela foi para a universidade de Northeastern, em Tahlequah, onde se formou em Comunicação e Jornalismo. Durante dois anos, no verão, Carrie fazia performances no show de Northeastern's Downtown Country. Ela também competiu com várias garotas na universidade e foi escolhida como Miss NSU runner-up em 2004.

No verão de 2004, Underwood foi à uma audição do American Idol, em St. Louis. Em 22 de março de 2005, Carrie cantou uma grande música, um hit dos anos 80, "Alone", de Heart e o jurado Simon Cowell previu que ela não apenas ganharia o programa, como passaria todos vencedores do programa no quesito sucesso. Com performances fantásticas, Carrie foi a segunda vencedora, depois de Kelly Clarkson, que nunca ficou entre os três menos votados da semana. Recentemente, uma fonte ligada ao programa revelou que ela havia sido sempre a mais votada, durante toda a competição.


Em 25 de maio de 2005, Underwood foi coroada a vencedora da quarta temporada do programa, vencendo o roqueiro Bo Bice. O primeiro álbum de Carrie, Some Hearts, foi lançado em 15 de Novembro de 2005 e vendeu 315.000 cópias na primeira semana. A grande quantidade de vendas nesta primeira semana rendeu a ela o título de maior debut de uma cantora na história da Música Country desde 1991. O CD possui 7 certificados de platina pela RIAA e é o álbum country de debut vendido mais rapidamente da história da Soundscan.

O primeiro single do álbum foi “Jesus Take The Wheel,” que foi lançado nas rádios 18 de outubro de 2005 e ficou em #1 lugar no chart country da Billboard por 6 semanas. A música também levou um Grammy em 2006 (para os compositores). Logo depois, um segundo single foi lançado somente nas rádios pop e adulto contemporâneas. A música era “Some Hearts” e não foi lançado um videoclipe para este single, que acabou tendo um desempenho razoável nas rádios.

Dont’ Forget To Remember Me” foi o terceiro single para o CD, 4º single dentre todos e teve seu pico em #2 no chart da Billboard Country. As duas músicas, “Jesus Take The Wheel” e “Don’t Forget To Remember Me” chegaram também ao #1 em rádios cristãs e “Jesus Take The Whell” ganhou da Associação de Música Gospel o prêmio de melhor single country do ano.

Mais tarde, o quarto single de Carrie, “Before He Cheats”, foi lançado e também alcançou o primeiro lugar da Billboard Country e lá permaneceu por 5 semanas seguidas. A música teve um pico de #8 no Hot 100 da Billboard e foi a subida mais lenta de toda a história do top 10 da Billboard, levando um pouco mais de 50 semanas para chegar lá. No videoclipe da música, Carrie descobre a traição do namorado e não deixa por menos: destrói o carro dele inteirinho com um bastão de beisebol!

Continuando a linha de sucessos, a faixa “Wasted” foi lançada como quinto single do álbum e a música também teve pico de #1 no chart country da Billboard. O CD é um sucesso até hoje e o single “Jesus Take The Wheel” vendeu 1 milhão de ringtones e ganhou certificado de Platina Marstertones em 2008 (junto com “Before He Cheats”, que recebeu o certificado em 2007).

Na sexta temporada do programa, Carrie foi para cantar o último single de seu primeiro CD. Essa foi a quarta vez que aparecia no programa depois de sua vitória. Carrie também performou no evento Idol Gives Back, cantando "I'll Stand By You", que reuniu os vencedores e participantes mais marcantes da história do American Idol. Ela cantou a mesma música na final do programa, em 23 de maio de 2007.

Em 07 de dezembro de 2006, o álbum Some Hearts recebeu quatro indicações ao Grammy. Underwood foi indicada nas categorias "Best New Artist", "Best Female Country Vocal Performance" e a música "Jesus, Take the Wheel", foi indicada nas categorias "Best Country Song" e "Song Of The Year", ganhando 2 Grammy. A nominação de Carrie marcou a primeira vez que um vencedor do American Idol foi nominado na categoria "Best New Artist".

Recentemente, ela ganhou o prêmio do CMA [Country Music Awards] de melhor cantora do ano. O segundo CD de Carrie, Carnival Ride, foi lançado em 23 de outubro de 2007 e teve uma boa recepção da crítica. Logo na primeira review, feita pelo Allmusic, ele ganhou 4 de 5 estrelas, sendo classificado como um "country completamente contemporâneo", e disseram que "a coisa mais nótavel à respeito do Carnival Ride é que suas canções são mais fortes que as do Some Hearts”.

A USA Today também elogiou o álbum pela sua versatilidade dizendo "As canções convidam à vulnerabilidade (You Won't Find This), urgência (Flat On The Floor), simpatia (Crazy Dreams), humor (The More Boys I Meet) e uma loucura extrema (Last Name, que narra a saga de um encontro em um bar à um rápido casamento em Las vegas). Ela nos leva a todos os níveis”.

So Small”, o primeiro single do álbum, foi lançado em 31 de Julho de 2007. Neste CD, Carrie se envolveu mais com o processo de composições de músicas e contratou os melhores compositores de Nashville para colaborar com o álbum que foi certificado duas vezes com platina, em 14 de dezembro de 2007. "All-American Girl" foi o segundo single do CD e alcançou o primeiro lugar no chart country da Billboard.

Em Janeiro de 2008, Carrie embarcou em uma turnê com Keith Urban chamada “Love, Pain and The Whole Crazy Carnival Ride Tour” com datas marcadas por todo o país. Neste mesmo período foi lançada uma versão digital do álbum, que incluía uma nova música nunca lançada (Sometimes you leave) e dois videoclipes (So small e Before He Cheats).

Seu single seguinte, "Last Name", ficou em primeiro lugar no Chart Country da Billboard, sendo o 7º single #1 dela na história do Chart, e isso fez com que Carrie fosse a primeira cantora que teve 2 CDs consecutivos que conseguiram 3 singles consecutivos no topo da parada desde 1997 (Shania Twain foi a última a conseguir este título). Além disso, a gravação também rendeu a Carrie uma indicação de melhor performance vocal feminina country no Grammy Awards 2009, onde ela venceu.

"Just A Dream" foi o 4º single do CD e foi lançado em 21 de julho de 2008, e algum tempo depois alcançou também o primeiro lugar na parada country da Billboard Country. Com isso, Carrie se tornou a 3ª cantora na história da música country a ter 4 singles consecutivos em 1º lugar do mesmo CD. Antes dela, Rosanne Cash e Shania Twain haviam conseguido o mesmo feito. O videoclipe foi considerado o melhor de sua carreira.

Em 21 de outubro de 2008, o Carnival Ride foi relançado em uma edição especial de Natal que continha um segundo CD com canções natalinas. A edição foi lançada e vendida somente pela rede de lojas Wal-Mart. Em fevereiro, um 5º single foi lançado, "I Told You So". O single vem melhorando seu desempenho nos charts countrys a cada semana e espera-se que renda mais um primeiro lugar. O videoclipe é uma versão ao vivo, uma apresentação no Grand Ole Opry e mostra além da apresentação da música, o momento em que Carrie foi convidada por Randy Travis a ser membro da academia.

Até agora, o álbum já vendeu mais de 3 milhões de cópias mundialmente, sendo 2,7 milhões apenas nos Estados Unidos. No final de 2007, Carrie gravou a música “Ever Ever After”, que foi sucesso no mundo todo por ser trilha do filme “Encantada”. O videoclipe da canção, que mistura o real com o animado, alcançou o topo das paradas especializadas.

Atualmente, Carrie está em pré-produção de um novo disco, que segundo rumores deve ser lançado até outubro deste ano. Vem música boa por aí!

Nenhum comentário: