terça-feira, 31 de março de 2009

Try to reach out... David Archuleta!

Tente alcançar o longe...

Quando se nasce predestinado ao sucesso, não tem jeito.
David James Archuleta, o David Archuleta, nasceu em 28 de Dezembro de 1990 em Miami, Florida, nos Estados Unidos. Atualmente, mora em Salt Lake City, no estado de Utah, com os seus pais e quatro irmãos.

Apaixonado por música desde pequeno e influenciado por sua mãe, David começou a cantar aos seis anos de idade, inspirado por um vídeo da peça Les Misérables. Começou a fazer apresentações aos 10 anos de idade, quando participou do show de talentos de Utah cantando "I Will Always Love You", de Whitney Houston.

Em 2003, então com 12 anos, Archuleta entrou em um pequeno concurso de televisão chamado Star Search, na categoria mirim, e acabou consagrando-se vencedor. Pouco depois de sua participação no programa, David passou pela maior prova de sua vida. Pouco se sabe sobre o assunto, mas ele sofreu de uma paralisia nas cordas vocais. Era preciso realizar uma operação para a cura do problema, mas o risco de que ele pudesse nunca mais voltar a cantar o fez declinar. Com muita disciplina, o garoto curou-se sem maiores efeitos.

Na mesma época acontecia o primeiro American Idol. David encontrou-se com os candidatos, entre eles a futura vencedora Kelly Clarkson, e cantou a canção "And I Am Telling You I’m Not Going", de Jennifer Holliday. Arrancou suspiros e elogios, e prometeu que um dia seria um dos participantes do programa.

Dito e feito. Em 2008 David entrou no famoso concurso disposto a se tornar o novo ídolo americano. Sua participação no programa foi bastante elogiada, e a cada semana ele arrebatava mais fãs. Muitas das pesquisas de opinião, desde o início do top 12, apontavam Archuleta como o grande favorito ao título. Contudo, histórias sobre a exploração que ele sofria do pai, que o fazia ensaiar sem parar e dizia-se pronto para administrar a carreira do filho, afetaram diretamente a opinião do público.

Tendo obtido quase 44 milhões de votos, David Archuleta perdeu a disputa para o chará David Cook, por 12 milhões de votos de diferença. O número de David nas audições para o American Idol foi 11394.

Após o segundo lugar no programa, David assinou contrato com a 19/Jive Records, gravadora de artistas e bandas renomados, como Jordin Sparks, Chris Brown, Justin Timberlake e Backstreet Boys. Os fãs de David denominam-se Archies ou Archiangels e são os mais determinados na busca pelo sucesso do garoto de 19 anos. A fama deles foi tanta que foram indicados na categoria Most Fanatic Fans (os fãs mais fanáticos), no Teen Choice Awards de 2008. É claro que levaram essa, desbancando nomes como Britney Spears, Jonas Brothers e Jesse McCartney.

Em agosto de 2008, lançou seu primeiro single, "Crush", que estreou em segundo lugar na Billboard Hot 100. No mês seguinte, o videoclipe da música foi lançado, abrindo assim as portas para o esperado desfecho de sua carreira. Em novembro de 2008, foi lançado seu primeiro álbum, que alcançou também o topo das listas dos mais vendidos.

Na sua face compositor, David, que toca piano, ajudou a escrever algumas canções para o álbum, como "A Little Too Not Over You" (seu segundo single; confira o clip no link) e "Don't Let Go". Já na versão deluxe do cd, ele co-escreveu "Works For Me", "Falling" e a preferida de muitos fãs "Somebody Out There".

Entre seus artistas favoritos e influencias estão Natasha Bedingfield, John Mayer, Jason Mraz, Natalie Cole, Celine Dion, Mariah Carey, Michael Jackson, Bryan Adams, Kirk Franklin, e Robbie Williams. David define o seu estilo de música como sendo R&B, Pop e Soul.

Atualmente, Archuleta está em turnê pelos Estados Unidos.

Sem dúvida, este é o apenas o começo de uma carreira que tem tudo, tudo para dar certo.

Nenhum comentário: