terça-feira, 21 de abril de 2009

My Life Would Suck Without... Kelly Clarkson!

Correr o risco, pegar essa chance... e fugir!

O publicitário mais conhecido do nosso país, Washington Olivetto, criou talvez a melhor campanha que se tem notícia. Nela, o slogan era: “O primeiro a gente nunca esquece.” Isso virou mania nacional, e se tornou verídico, seja qual for o “primeiro” inesquecível. Encerramos hoje o especial American Idol e, nesse caso, a primeira vencedora a gente nunca esquece (e nunca vai esquecer!)

Esta norte americana do Texas desejava ser bióloga marinha, mas o mundo da música falou mais alto. Ela entrou para o concurso “American Idol” em sua primeira edição, em 2002 e, apesar de nunca ter tido aula de canto, foi a grande vencedora.

Kelly Brianne Clarkson, a Kelly Clarkson, naceu em Fort Worth, em 24 de abril de 1982. Ela cresceu na pequena cidade de Burleson, também no Estado do Texas e é a terceira e mais nova filha de Jeanne Ann Rose, professora de 1º grau e descendente de grego e escocês, e Stephen Michael Clarkson, engenheiro formado de descendência galês. Seus irmãos são Jason e Alyssa.

Quando Clarkson estava com 6 anos, seus pais se separaram depois de um casamento de 17 anos; seu irmão foi viver com o pai na Califórnia, sua irmã com uma tia na Carolina do Norte e Kelly ficou com sua mãe. Depois da separação, Clarkson se mudou muito pelo Texas, enquanto sua mãe trabalhava em muitas coisas para manter a família. Finalmente, a família ficou em Burleson, Texas, onde a mãe de Clarkson casou pela segunda vez com Jimmy Taylor.

Kelly frequentou a Fulton Middle School, onde terminou os estudos até a 7ª série. Como disse, ela queria mesmo era ser bióloga marinha, mas durante este mesmo ano escolar uma professora por acaso a ouviu cantando e a chamou para cantar no coral da escola. Clarkson disse à professora que nunca havia recebido aulas profissionais de canto antes. Mesmo assim, depois da escola, ela frequentava a Burleson High School e chegou a cantar em musicais como o Brigadoon e "Seven Brides For Seven Brothers".

Aos 13 anos, Kelly teve problemas pulmonares e teve que tomar remédios pesados para recompor sua saúde. Dois anos depois, Kelly melhorou e continuou seus estudos normalmente. Depois de se formar, Kelly trabalhou em várias ocupações para financiar seu CD demo , como garçonete de coquetéis, operadora de telemarketing, atendente de papelaria, lanterninha de Cinema, vendedora de pipoca no zoológico, vendedora de Red Bull, entre outros. Ela mandou seu cd para várias gravadoras. Quando todas suas cartas voltaram ainda fechadas ela decidiu se mudar para Hollywood para tentar oportunidades maiores na música. Uma delas com o mentor Gerry Goffin. Mas, Gerry adoeceu.

Kelly ainda participou de programas como Sabrina e That '80s Show e fez teste para o programa Pop Stars, no qual foi recusada por ter uma voz muito forte para o objetivo do programa que era formar um grupo musical. Além disso, fez uma participação no filme Issues 101. Passados 6 meses em Hollywood, ela se desencorajou. No dia em que ela e uma amiga se mudaram para seu novo apartamento, este caiu num incêndio e, sem dinheiro, ela teve que voltar para o Texas. Na mesma noite em que ela chegou em casa, uma amiga pediu para Kelly assinar uma inscrição para um teste. Esta inscrição seria para o programa American Idol. Sem a menor ideia de onde estaria agora, Kelly foi.

Quando Kelly retornou para Burleson, muitos de seus amigos a encorajaram para audicionar na primeira edição do programa. Os juízes Paula Abdul, Simon Cowell e Randy Jackson se impressionaram com a sua voz. Ela conseguiu uma posição no top 30 e, a cada semana, cantava uma música ao vivo para o programa. Quando a semana se concluía, as performances da Kelly eram muito comentadas pela sua capacidade vocal elevadíssima.

E em uma surpresa da vida, saiu vitoriosa do programa, com 57% dos votos. Kelly se inspirou em muitos cantores que vão desde Bette Midler e Reba McIntyre até Gwen Stefani e Aerosmith. E é por isso que ela pode ter um repertório tão eclético!

Músicas cantadas no American Idol

Seleção inicial: "Express Yourself", Madonna e "At Last" Etta James
Top 121 "Respect", Aretha Franklin
Top 65 "I Say a Little Prayer", Dionne Warwick
Top 45 "Save The Best For Last", Vanessa L. Williams
Top 30 "Respect", Aretha Franklin Semi-final
Top 10 "You're All I Need to Get By", Marvin Gaye/Tammi Terrell
Top 8 "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman", Aretha Franklin
Top 7 "Don't Play That Song (You Lied)", Aretha Franklin
Top 6 "Stuff Like That There", Betty Hutton
Top 5 "Walk on By", Dionne Warwick
Top 4 "It's Raining Men", Celine Dion, "I Surrender" Weather Girls
Top 3 "Think Twice", Celine Dion, "Without You" Mariah Carey
Top 2 "Respect", "Before Your Love", "A Moment Like This"
Final "A Moment Like This"


O seu primeiro single, “Before Love You”, se tornou, logo na primeira semana, o número um da parada americana Billboard.

Felizmente, o sonho de infância de Kelly Clarkson de ser bióloga marinha não se tornou realidade. Ao invés disso, seu nome se tornou famoso entre os lares quando sua voz soul capturou os corações e mentes de milhares de pessoas quando ela foi eleita a American Idol em Setembro daquele 2002. A jovem de 20 anos do Texas se apresentou ao vivo toda semana (durante dez semanas) para uma audiência de 25 milhões de telespectadores em um dos programas mais bem sucedidos da América de todos os tempos.

Logo após o término da primeira temporada de American Idol, Clarkson foi acusada de trabalhar para uma gravadora. As regras do American Idol haviam mencionado que um competidor não poderá mais competir se caso tivesse vínculo com uma gravadora. No entanto, Kelly foi absolvida de todas as acusações, pois ela só tinha um simples contrato de demonstração com uma gravadora.

Logo após vencer o programa, Clarkson estrelou com o segundo colocado do programa, Justin Guarini, o filme From Justin to Kelly. O filme foi mal recebido pela crítica e arrecadou apenas US$ 5 milhões na América do Norte, menos da metade do próprio orçamento do filme. Clarkson mencionou em entrevistas que ela teve que atuar no filme por obrigação contratual.

Depois, ao lançar seu primeiro CD, Thankful, Kelly emplacou vários hits nos Estados Unidos. Com um estilo Pop/R&B/Soul, foi concretizado o sucesso que um vencedor do programa poderia fazer. Mas ela foi realmente consagrada em 2004, com seu segundo CD Breakaway, quando apostou em uma mudança radical no estilo, trazendo músicas de Rock bastante radiofônicas. A mudança foi bem recebida, fazendo com que a música Since U Been Gone se tornasse um dos maiores hits de 2005. O sucesso ocasionou em uma impressionante vendagem, passando da marca dos 10 milhões de CDs vendidos, e também na vitória dos mais importantes prêmios da música, como o VMA e o Grammy. Depois de vários Hits do CD, Kelly decidiu intensificar o seu Rock no seu 3° trabalho My December, feito inteiramente com músicas de sua autoria, classificadas por ela mesmo como íntimas, com sentimentos pesados e amargos. O estilo forte assustou a gravadora, com medo da diminuição de vendagem pelas músicas não serem tão comerciais. Na época do lançamento, houve uma polêmica "briga" entre Clarkson e a RCA. A cantora inicialmente venceu a batalha, gravando o CD como queria e não aceitando a proposta de substituir algumas músicas para outras mais atrativas comercialmente, porém houve um boicote ao CD, fazendo uma divulgação limitada e permitindo o lançamento de um só single nos Estados Unidos. Atualmente, Kelly está divulgando seu mais recente sálbum, All I Ever Wanted. Kelly, está obtendo grande êxito nesta nova fase, conseguindo o primeiro lugar da música na Billboard Hot 100.


A Voz

Kelly é classificada como Spinto Soprano
Notas mais altas: Estúdio: Sober(F#5), Since U Been Gone(G5), Walk Away(G#5), I Hate Myself For Losing You(G#5/A5).
Ao Vivo: Home (C6 em voz de peito)F#6 [durante performance de "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" no American Idol];
Notas mais baixas: Estúdio: I Hate Myself For Losing You(E3). Ao Vivo: (E3)(Hino Nacional americano).
Nota mais longa: 11 segundos (na gravação de Before Your Love de seu primeiro cd, Thankful);
Alcance vocal: Estúdio:(E3-A5)-2,3 oitavas.
Ao Vivo: 3,1 oitavas (E3-F#6).


Prêmios

Grammys
2006: Melhor Performance Vocálica Pop Feminina ("Since U Been Gone")
2006: Melhor Álbum Pop Vocálico (Breakaway)

American Music Awards
2005: Artista Favorito de Música Adulta Contemporânea

Billboard Music Awards
2005: Artista Pop Mais de Maior Vendagem do Ano
2005: Artista Feminina Pop de Maior Vendagem do Ano
2005: Single Pop Mais Vendido do Ano ("Since U Been Gone")
2005: Single Pop Mais Tocado do Ano ("Since U Been Gone")
2005: Single Mais Vendido pela Internet ("Since U Been Gone")
2005: Artista Dance Mais Tocado nas Rádios
2005: Artista de Música Adulta Contemporânea de Maior Vendagem do Ano
2005: Canção de de Música Adulta Contemporânea de Maior Vendagem do Ano (Breakaway)
2005: Single de uma Trilha-Sonora de Maior Vendagem ("Breakaway")
2005: Artista de Música Adulta Contemporânea do Ano
2002: Single Mais Vendido do Ano ("A Moment Like This")

MTV Video Music Awards
2005: Melhor Videoclipe Feminino ("Since U Been Gone")
2005: Melhor Videoclipe Pop ("Since U Been Gone")
2006: Melhor Videoclipe Feminino ("Because Of You")
People's Choice Award
2005: Artista Feminino Favorito
2006: Melhor Clipe Feminino

Quase uma fênix


Passeando pelos mais diversos estilos, seus 4 bem-sucedidos álbuns são uma pequena amostra do talento dessa mulher que ainda vai trazer muita alegria ao mundo da música.

Thankful
Começamos com seu primeiro álbum, que foi lançado no dia 15 de Abril de 2003.


Confira a tracklist:
1 – The Trouble With Love Is
2 – Miss Independent
3 – Low
4 – Some Kind Of Miracle
5 – What’s Up Lonely
6 – Just Missed The Train
7 – Beautiful Disaster
8 – You Thought Wrong
9 – Thankful
10 – Anytime
11 – A Moment Like This
12 – Before Your Love

Sua primeira empreitada possuiu quatro singles. O primeiro foi a música “A Moment Like This”, que foi lançada logo depois a cantora ter ganho o programa. A letra retrata a realização de um sonho. “Um momento como este / Algumas pessoas esperam a vida inteira / Por um momento como este / Algumas pessoas procuram para sempre / Por aquele beijo especial / Oh, eu não consigo acreditar que está acontecendo comigo / Algumas pessoas esperam a vida inteira por um momento como esse”. O vídeoclipe é muito bacana. De forma geral, ele é extremamente simples: Kelly está no Teatro Kodak, cantando e “lembrando” sua passagem pelo programa, onde cenas de sua trajetória são mostradas.

Logo depois veio a música “Miss Independent”, lançada oficialmente no dia 25 de agosto de 2003. A música conseguiu ótimas posições nas paradas musicais dos Estados Unidos e foi considerada por seis vezes a música mais tocada nas rádios. A canção ganhou duas versões de videoclipe. Como terceiro single, foi lançada “Low” e, por último, “The Trouble With Love Is”. Além de single, a música entrou também para a trilha sonora do filme “Simplesmente Amor”.


Breakaway
O álbum mais bem-sucedido de Kelly até o momento, Breakaway, tornou essa texana conhecida no mundo inteiro e lhe rendeu elogios e prêmios que ela nunca imaginou ganhar.

Confira abaixo o tracklist do álbum:
1 – Breakaway
2 – Since U Been Gone
3 – Behind These Hazel Eyes
4 – Because Of You
5 – Gone
6 – Addicted
7 – Where Is Your Heart
8 – Walk Away
9 – You Found Me
10 – I Hate Myself For Losing You
11 – Hear Me
12 – Beautiful Disaster

O primeiro single leva o nome do álbum, “Breakaway”, e fez um grande sucesso no mundo todo. Originalmente a música foi escrita pela também cantora Avril Lavigne e era para estar em seu segundo álbum de estúdio “Under My Skin”. Além de single, essa música também entrou para a trilha sonora do filme “O Diário da Princesa 2”. No videoclipe, a menina da cidade pequena sonha em “fugir” e realizar seus sonhos.

Since U Been Gone” foi lançado como segundo single, e rapidamente se tornou um mega sucesso. A cantora ganhou alguns prêmios graças à ela. No Grammy, ela ganhou na categoria de “Melhor Performace Vocálica Feminina”, e na MTV nas categorias “Melhor Clipe Feminino” e “Melhor Clipe Pop”.

Behind These Hazel Eyes” foi o terceiro single. Uma das melhores músicas do ábum! Não é a toa também que essa música tornou-se um dos maiores sucesso comerciais da cantora. Porém, aqui no Brasil, ela não fez tanto sucesso.

E então veio “Because Of You”. Essa música sim estourou em todo o mundo, virou tema de novela, filmes, seriados, ganhou versões remix e muito mais. Como Kelly diz, essa é uma música autobiográfica, que ela mesma compôs quando tinha seus dezesseis anos, por conta da falta que sentia de seu pai. Dá uma olhadinha no refrão: “Por sua causa / Eu nunca me afasto muito da calçada / Por sua causa / Eu aprendi a jogar do lado mais seguro / Para não me machucar / Por sua causa / Eu acho difícil confiar / Não somente em mim, mas em todos a minha volta / Por sua causa / Eu tenho medo”. Além de compor a música, a cantora também escreveu a história do vídeoclipe, mostrando cenas de sua infância.

O quinto single foi “Walk Away”, uma divertida balada-eletrônica, que até hoje é uma das preferidas do djs da cena americana.


My December
O terceiro álbum lançado por Kelly não obteve o sucesso esperado. Há excelentes músicas no álbum, mas também há aquelas que “não dão para engolir por completo”, ficam meio que engasgadas devido a serem um tanto melancólicas.


Confira abaixo a tracklist:
1 – Never Again
2 – One Minute
3 – Hole
4 – Sober
5 – Don’t Waste Your Time
6 – Judas
7 – Hounted
8 – Be Still
9 – Maybe
10 – How I Feel
11 – Yeah
12 – Can I Have A Kiss
13 – Irvine
14 – Chivas (Hidden Track)

Esse CD possuiu quatro singles, sendo dois com clipes e dois promocionais, lançados nas rádios.
O primeiro foi “Never Again”, composta por Kelly falando de um ex-namorado. Alguns críticos consideram a pior música já lançada pela cantora, pois depois de lançada aos poucos a mesma foi desaparecendo das paradas musicais.

Depois foi a vez da música “Sober”, sem dúvida o maior destaque deste cd. O instrumental perfeito encaixa-se com a voz aveludada de Kelly, e o resultado é sensacional. Infelizmente, foi lançado somente como single promocional para as rádios.

Don’t Waste Your Time” foi o terceiro single do álbum e o último que possuiu um vídeoclipe. Nele, a princesa está presa em um castelo de espinhos, como a capa do cd, e o príncipe não consegue encontrá-la.

One Minute” foi o último single lançado. Inicialmente, era para essa música estar presente no segundo álbum da cantora, porém a veia rockeira não condizia com o resto das músicas. Ela só foi lançada nas rádios, como single promocional.


All I Ever Wanted
Seu novo trabalho está perfeito, e certamente fará grande sucesso como “Breakaway”.
Um dos produtores, Ryan Tedder, também vocalista do grupo One Republic, famosa pelo single “Apologize”, declarou em uma entrevista que o novo projeto da cantora está repleto de grandes refrões e também de “pesadas baterias”, e não exagerou ao dizer isso, pois os instrumentais do CD estão fortes, realmente marcantes, e seus refrões estão SUPER grudes! O que torna o álbum super gostoso de se ouvir, pois não é enjoativo.

Confira agora a tracklist do álbum:
1 – My Life Would Suck Without You
2 – I Do Not Hook Up
3 – Cry
4 – Don’t Let Me Stop You
5 – All I Ever Wanted
6 – Already Gone
7 – If I Can’t Have You
8 – Save You
9 – Whyyawannabringmedown
10 – Long Shot
11 – Impossible
12 – Ready
13 – I Want You
14 – If No One Will Listen
15 – Tip Of My Tong (faixa bonus da Deluxe Edition)
16 – The Day We Fell Apart (faixa bonus da Deluxe Edition)
17 – Can We Go Back (faixa bonus da Deluxe Edition)

Como primeiro single, a música “My Life Would Suck Without You”, está fazendo grande sucesso. Ela foi a responsável por um recorde: quando estreou, a música apareceu em 97ª posição na Billboard. Logo depois deu um grande salto, até a 1º posição, tirando o recorde da princesinha do pop Britney Spears, com a música “Womanizer”.

“Só quero poder olhar para trás, ver este disco e sentir orgulho, pensando: ‘Esse foi demais!”

Com seu quarto disco, All I Ever Wanted, Kelly demonstra sua sede por viagens mais longas, para levar sua música em direções novas e inesperadas. Embora já tenha vendido mais de 20 milhões de discos pelo mundo, colocado seis músicas no Top 10 americano e recebido Grammys, prêmios da MTV, da American Music e até uma indicação a um prêmio da CMA, a Associação da Música Country, ela continua dizendo que está muito mais interessada em desafiar a si mesma do que em se repetir.

O entusiasmo de Kelly aparece instantaneamente, e contagia, quando ela começa a falar de cada uma das novas músicas. “Boa parte delas tem um clima meio soul, de rock dos anos 1970”, diz ela, “e outras são mais dançantes e eletrônicas – ‘If I Can’t Have You é como um encontro dos Killers com o Eurythmics”. Ela também mostra seu lado mais suave, emotivo, em “If No One Will Listen” e em sua própria composição, “Cry”, que, segundo ela, é “basicamente uma canção country com uma produção pop, incrivelmente triste, mas, ainda assim, forte”.

Ela fala do primeiro single do disco, que tem o nome inesquecível de “My Life Would Suck Without You” (algo como “Minha Vida Seria uma Droga Sem Você”, produzida pelos magos do pop Dr. Luke e Max Martin, e composta pelos dois em parceria com Claude Kelly), como um exemplo de sua necessidade de ser pessoal e de falar para todos com tudo o que grava. “Eles compõem músicas maravilhosas, contagiantes e ousadas”, diz elas. “Mas a música ficou muito diferente do que era quando começou a nascer. Mudamos o ponto de vista e outras coisas ao longo da produção, porque tínhamos que torná-la mais Kelly Clarkson. E Luke e Max adoraram isso, porque é um desafio para eles compor uma música que funcione bem para mim”.

A música mais desafiadora do disco, “I Do Not Hook Up”, é cortesia de Katy Perry. “Sou fã dela desde antes de ‘I Kissed a Girl’”, diz Kelly. “Quando ouvi essa música, I Do Not Hook Up, me senti ouvindo algo que eu mesma poderia ter composto”. Além disso, Katy também cedeu “Long Shot”. Ela ri ao descrever “I Want You”, com seu tema surpreendente. “Primeiro, não é uma música para arrasar os meninos, logo já é diferente em se tratando de mim”, diz ela. “Além disso, fui eu quem a compus, o que a torna ainda mais esquisita!”.


O alcance de All I Ever Wanted não deveria chocar ninguém, afinal, se for levada em conta a viagem muito louca que a texana Kelly Clarkson tem vivido. Ela foi, naturalmente, atirada para os holofotes em 2002, como vencedora do primeiro programa “American Idol”. (“Nosso show era tão diferente do que é agora...”, lembra ela. “Agora tem uma pressão enorme, todas essas comparações, mas éramos apenas um bando de moleques querendo fazer música – era quase a mesma coisa que cantar em bares para 10 pessoas, como eu costumava fazer”). Seu status de popstar foi garantido com Breakaway, de 2005: o disco vendeu mais de 10 milhões de cópias, levou cinco músicas ao Top 10 americano e ficou nas paradas por dois anos inteiros.

O platinado disco seguinte, My December, de 2007, chegou cercado de boatos e especulação. Kelly, pelo menos, não sabe até hoje de que tanto se falava. “Na verdade, foi uma experiência muito positiva”, diz ela. “Aprendi principalmente a respeito de como as pessoas podem distorcer as coisas – jamais conheci um artista que concordasse com sua gravadora a respeito de tudo, mas as pessoas fizeram uma tempestade em um copo d’água. A companhia viu que eu estava indo longe, eles me deixaram fazer o disco que queria, e agora posso gravar mais um”. Então, quando chegou a hora de escolher o repertório de All I Ever Wanted, Kelly sabia o que estava procurando. “Sou uma garota das letras 95% do tempo”, diz ela. “Gosto das coisas mais melódicas, que seguem fórmulas, porque cresci amando a música pop, mas na maior parte do tempo estou pensando na letra e na mensagem da canção”.

Eu sabia cantar todos aqueles gêneros”, continua ela. “mas acho que só agora estou ficando mais à vontade com as pessoas com quem trabalho, e elas mais à vontade comigo, conhecendo a mim e o que gosto”. Ela diz que o trabalho com os produtores Sam Watters e Louis Biancaniello em “Whyyouwannabringmedown”, que ela descreve como algo com “um pouco do som da Invasão Britânica”, foi o ponto crucial do disco. “Não sei quantas vezes cantei aquela música, simplesmente porque estava me divertindo muito com aquilo”, diz ela. “Era novo, cheio de frescor e não parecia nada do que se ouvia no rádio. Depois disso, fui ao meu empresário e disse a ele que queria gravar um disco muito divertido, festivo, que queria ir fundo em todas as músicas”.

Kelly compôs a metade do disco, mas é difícil definir seu trabalho como parte de qualquer gênero isolado. “Minhas composições estão por toda parte”, diz ela. “Adoro compor canções tristes, deprimentes, isso realmente me diverte. Mas sou muito uma compositora em relação a tudo o que estou passando, o que vejo na minha vida. Estou com 26 anos, então, mudo todos os dias!”. Mais do que qualquer coisa, ela está empolgada por voltar à estrada e levar as canções de All I Ever Wanted ao palco. “Mesmo quando estou gravando já estou pensando em como farei a música ao vivo, o que conseguirei levar a ela. Gravo discos para poder fazer turnês – é a minha parte favorita do que faço”.

Através dos altos e baixos, dos triunfos e das controvérsias, Kelly Clarkson manteve e até fortaleceu seu amor por todos os gêneros musicais. Com All I Ever Wanted, ela consegue mostrar com perfeição como esse amor vai longe. “Desta vez, quis mostrar os extremos do que posso fazer”, diz ela. “É isso que me mantém interessada, e também ao público”. “Nunca quis fazer apenas um tipo de som”, diz ela. “A pior coisa, para mim, é quando todas as músicas do disco têm o mesmo som. Se você puder escolher, por que não mostrar todos os lados e cores diferentes da sua personalidade?”

O hit “My Life Would Suck Without You” já vendeu mais de 1,4 milhões de unidades nos EUA e dominou a parada Billboard Hot 100, se tornando o #1 por duas semanas consecutivas. O single também marcou o maior pulo para a 1ª posição em 50 anos na história da Billboard. O recorde de Kelly era com a faixa “A Moment Like This”, que subiu da 52ª para a 1ª posição permanecendo no topo por duas semanas.



Clipes:
Para assistir, basta clicar no link:

A Moment Like This
Before Your Love
Miss Independent
Low
The Trouble With Love
Breakaway
Since U Been Gone
Behind These Hazel Eyes
Because Of You

Walk Away
Never Again

Don’t Wast Your Time
My Life Would Suck Without You

Atualmente, Kelly dedica-se a divulgação de seu novo single, I Do Not Hook Up, e a preparação para sua turnê. Alguém aí duvida do que essa moça ainda será capaz?

Nenhum comentário: