Quando se nasce predestinado ao sucesso, não tem jeito.
David James Archuleta, o David Archuleta, nasceu em 28 de Dezembro de 1990 em Miami, Florida, nos Estados Unidos. Atualmente, mora em Salt Lake City, no estado de Utah, com os seus pais e quatro irmãos.
Apaixonado por música desde pequeno e influenciado por sua mãe, David começou a cantar aos seis anos de idade, inspirado por um vídeo da peça Les Misérables. Começou a fazer apresentações aos 10 anos de idade, quando participou do show de talentos de Utah cantando "I Will Always Love You", de Whitney Houston.
Na mesma época acontecia o primeiro American Idol. David encontrou-se com os candidatos, entre eles a futura vencedora Kelly Clarkson, e cantou a canção "And I Am Telling You I’m Not Going", de Jennifer Holliday. Arrancou suspiros e elogios, e prometeu que um dia seria um dos participantes do programa.
Dito e feito. Em 2008 David entrou no famoso concurso disposto a se tornar o novo ídolo americano. Sua participação no programa foi bastante elogiada, e a cada semana ele arrebatava mais fãs. Muitas das pesquisas de opinião, desde o início do top 12, apontavam Archuleta como o grande favorito ao título. Contudo, histórias sobre a exploração que ele sofria do pai, que o fazia ensaiar sem parar e dizia-se pronto para administrar a carreira do filho, afetaram diretamente a opinião do público.
Tendo obtido quase 44 milhões de votos, David Archuleta perdeu a disputa para o chará David Cook, por 12 milhões de votos de diferença. O número de David nas audições para o American Idol foi 11394.
Após o segundo lugar no programa, David assinou contrato com a 19/Jive Records, gravadora de artistas e bandas renomados, como Jordin Sparks, Chris Brown, Justin Timberlake e Backstreet Boys. Os fãs de David denominam-se Archies ou Archiangels e são os mais determinados na busca pelo sucesso do garoto de 19 anos. A fama deles foi tanta que foram indicados na categoria Most Fanatic Fans (os fãs mais fanáticos), no Teen Choice Awards de 2008. É claro que levaram essa, desbancando nomes como Britney Spears, Jonas Brothers e Jesse McCartney.
Em agosto de 2008, lançou seu primeiro single, "Crush", que estreou em segundo lugar na Billboard Hot 100. No mês seguinte, o videoclipe da música foi lançado, abrindo assim as portas para o esperado desfecho de sua carreira. Em novembro de 2008, foi lançado seu primeiro álbum, que alcançou também o topo das listas dos mais vendidos.
Na sua face compositor, David, que toca piano, ajudou a escrever algumas canções para o álbum, como "A Little Too Not Over You" (seu segundo single; confira o clip no link) e "Don't Let Go". Já na versão deluxe do cd, ele co-escreveu "Works For Me", "Falling" e a preferida de muitos fãs "Somebody Out There".
Entre seus artistas favoritos e influencias estão Natasha Bedingfield, John Mayer, Jason Mraz, Natalie Cole, Celine Dion, Mariah Carey, Michael Jackson, Bryan Adams, Kirk Franklin, e Robbie Williams. David define o seu estilo de música como sendo R&B, Pop e Soul.
Atualmente, Archuleta está em turnê pelos Estados Unidos.
Sem dúvida, este é o apenas o começo de uma carreira que tem tudo, tudo para dar certo.