sábado, 27 de junho de 2009

Passagem para a lua

Morreu na tarde da última quinta-feira uma lenda viva da música: Michael Jackson. Ele teve uma trajetória tão brilhante quanto controversa. Se alguns aspectos de sua história são mais do que polêmicos, outros o colocam em um patamar próximo da genialidade.

Michael Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, o sétimo de nove irmãos. Cinco dos irmãos Jackson - Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael - apresentaram-se juntos pela primeira vez num programa de calouros quando Michael tinha 6 anos. Eles levaram o primeiro prêmio. O grupo mais tarde se tornou o The Jackson Five, e quando assinou contrato com a gravadora Motown Records, no final dos anos 1960, passou por uma metamorfose final, tornando-se The Jackson 5.

Tempos passaram, e o talento do jovem Michael foi capaz de lançá-lo em uma carreira solo, e das mais bem sucedidass. No ano de 2008, celebrou-se uma data muito importante: 25 anos do sucesso de “Thriller”, o álbum mais vendido da história da música. Apesar de lançado no final de 1982, o disco dominou todo o ano seguinte com o seu êxito avassalador. Com ele, Michael Jackson vendeu cerca de 100 milhões de cópias no mundo todo, além de ter faturado oito prêmios Grammy e inúmeros discos de platina.

A obra é uma das principais responsáveis por imortalizar pérolas pop como “Billy Jean” e “Beat it”. Ao todo, sete canções chegaram ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos.

“Thriller” deu origem ainda a um dos clipes mais cultuados desta era. Dirigido por John Landis, o vídeo da faixa-título mostra o astro pop se transformando em zumbi, mas sem perder o rebolado. Merece destaque a risada sinistra de Vincent Price, que assombrou muitos adolescentes no início dos anos 80. Foi o precursor dos clipes que conhecemos hoje.

Foi nessa época que o astro pop participou de uma apresentação histórica em homenagem aos 25 anos da lendária gravadora Motown – casa dos Jackson 5 -, quando fez pela primeira vez o passo que ficou conhecido como “moonwalk”. O auge do sucesso ultrapassou os limites de seu comportamento excêntrico. Aos poucos, o cantor foi eliminando traços que se assemelhavam aos de seu pai, clareando a pele e passando por inúmeras cirurgias plásticas para modificar o formato do nariz.

Mas foi nos anos 90, com dois casamentos falidos e disputas judiciais, que a vida de Michael Jackson entrou realmente em declínio. Isso mais a saúde debilitada levaram o cantor a isolar-se em uma de suas propriedades mais conhecidas, o famoso Rancho de Neverland, na Califórnia. Ali Jacko cercou-se de crianças com as quais brincava em um parque de diverões particular nos moldes dos contos de fadas. Em 1993, Michael Jackson foi acusado de abusar sexualmente de um menino de 13 anos, e a polícia invadiu seu rancho na Califórnia.

No mesmo ano, Jackson anunciou que se tornara dependente de analgésicos e cancelou repentinamente uma turnê mundial que faria para promover seu álbum "Dangerous". Em 1994 ele fechou um acordo extrajudicial de valor mais tarde anunciado como tendo sido US$ 23 milhões com a família do garoto que foi acusado de abusar.

Em 2005, ele foi levado a julgamento. O processo durou quatro meses e terminou em junho de 2005 com sua absolvição de todas as acusações. Desde o fim do julgamento, Jackson passou um período no Barein, na Irlanda e na França.

Sabe-se que ele esteve trabalhando em estúdio recentemente, mas nunca a data de lançamento de um possível álbum de inéditas foi confirmada. O astro planejava retornar aos palcos este ano, com uma extensa temporada de shows em Londres. A previsão era que ele começaria as apresentações em 13 de julho. Jackson vinha ensaiando na região de Los Angeles para os shows em Londres, cujos ingressos esgotaram horas depois de começar a ser vendidos, em março.
(Fonte: Site G1)

Na última quinta-feira, o rei do pop partiu dessa para melhor, deixando órfãos milhares de fãs do mundo todo. A causa da morte ainda não foi revelada, mas especula-se que tenha sido uma parada cardíaca.

Quem morreu foi a "pessoa" Michael Jackson, porque o seu legado continuará para sempre. Suas músicas, seu exemplo de superação, os famosos passos de dança... não há quem não se lembre de algo feito por ele.

Valeu, Michael.
Você mudou as nossas vidas.
Descanse em paz.
E não esqueça de alegrar à todos aí em cima!
AUU!

Nenhum comentário: